DNA fingerprint – “impressões digitais” ao nível molecular

O DNA pode ser isolado a partir de uma grande variedade de produtos biológicos. O material mais utilizado é o sangue. O DNA é retirado dos glóbulos brancos, porque os glóbulos vermelhos humanos não possuem núcleo. Em casos de violação, o esperma do violador pode ser também uma fonte de DNA, bem como a saliva deixada em cigarros, comida ou copos abandonados no local do crime, que podem ser recolhidos para obter DNA. No caso da saliva, o DNA provém das células do epitélio bucal. Também os cabelos, particularmente os folículos {raiz do cabelo), podem fornecer DNA.

Este ácido nucleico está, também, presente nos ossos, nos dentes, na cera dos ouvidos, nas fezes e no muco nasal.

Verifica-se que, numa grande parte dos cenários de um crime, é possível encontrar material biológico que pode ser utilizado para recolher DNA, que será sequenciado no sentido de encontrar o "dador”, isto é, o criminoso. É comum afirmar-se que a sequência nucleotídica da molécula de DNA é exclusiva de cada indivíduo, excepto no caso dos gémeos verdadeiros. Contudo, em Ciência Forense (ciência ligada à investigação criminal) não é possível analisar a totalidade do DNA presente numa amostra.

As regiões correspondentes a genes essenciais variam muito pouco de indivíduo para indivíduo. Mas existem outras regiões, espalhadas entre esses genes, sem qualquer função conhecida (regiões não codificantes); estas apresentam uma grande variação entre diferentes indivíduos. Nestas regiões, surgem sequências de DNA peculiares, que se repetem várias vezes. São estas regiões as escolhidas para se fazer a sequenciação nas análises forenses.

Um dos testes mais avançados para comparar sequências de DNA tem uma enorme capacidade de discriminação. A probabilidade de dois indivíduos terem sequências analisadas iguais é de 1 em 100 milhões.

1. Padrão de DNA de três amostras


A figura 1 ilustra a comparação de três amostras de DNA. O primeiro resultado corresponde ao padrão de DNA retirado do esperma presente no corpo de uma mulher vítima de violação. O segundo resultado diz respeito ao padrão de DNA de um homem suspeito. E o terceiro padrão resulta de uma amostra de DNA retirada da mulher vítima da violação.

3 comentários:

Anónimo disse...

O vosso Blog está muito interessante.
Continuem assim.
E já, agora, passem no dos Esquecime do 12ºA.
Bjinhos para todas,
Sara

Anónimo disse...

vlw pelo conteúdo!!!
allan RJ

Anónimo disse...

O Blog de vçs está uma maravilha, e é de um assunto muuuuuuito interessante, não sei se não é por que eu amo o CIS Las Vegas....

Enviar um comentário