Antropologia Forense

A Antropologia Forense é a aplicação da Antropologia e da Osteologia (Estudo do Esqueleto humano) em situações em que o corpo já está bastante decomposto. Os antropologistas forenses ajudam na identificação de cadáveres que se encontrem ou decompostos, ou mutilados, ou queimados ou que sejam impossíveis de reconhecer por diversas outras razões podendo desvendar a idade que tinham quando morreram, a sua altura, sexo, tempo decorrido desde a morte, doenças e lesões traumáticas para determinar a causa da morte do indivíduo quer seja suicídio ou homicídio.

Antropologia é a ciência preocupada com o factor humano e suas relações. A divisão clássica da Antropologia distingue Antropologia Social e Antropologia Física. Na ciência forense é utilizada a Antropologia física.

Este ramo científico trata da identificação de restos humanos esqueletizados devido a sua grande relação com a biologia e a osteologia. Também examina, quando possível, as causas da morte, retratando e reconstituindo a cena da morte, através do exame dos ossos e das lesões, com o auxílio de criminalistas e médicos forenses.

Curiosidade: Podes observar esta parte da Ciência Forense, na série de sucesso internacional, "Bones" ou como se diz em Portugal, "Ossos".


1 comentários:

Fernando disse...

Boa tarde! Sou graduado em Biologia e História. Faço pesquisas em Antropologia e Paleontologia.
Faculdades que encaminham para Antropologia: História, Psicologia e Biologia.
Excelente remuneração, principalmente no exterior.
Só que não é o que aparece na televisão. Muita coisa diferente, já que ali é só fantasia pra entreter. Ficção, né?

É só estudar e dedicar a vida a isso!
Valeu!!!!

Enviar um comentário